4/07/2012


JUDÔ E A CRIANÇA, BENEFÍCIOS DESTA RELAÇÃO



É sabido que a criança apropria-se do conhecimento específico que cada esporte oferece, e deste faz uso em situações ao longo de sua vida. A partir deste texto, buscaremos mostrar em que o JUDÔ poderá contribuir na formação de um adulto saudável no âmbito social, físico e mental.
O JUDÔ foi criado e sistematizado por Jigoro Kano a partir de conhecimentos prévios do Ju-Jutsu (defesa pessoal dos samurais), no ano de 1882, no Japão. Dentro desse contexto sócio-histórico, o primeiro e principal objetivo do Prof. Jigoro Kano, foi de, através do referido esporte, revolucionar as modalidades de lutas, esquecidas pela sociedade japonesa, dando-as, assim, uma nova “roupagem”, diferenciando-as das antigas, devido ao seu cunho mais humano e pedagógico (educacional). O JUDÔ, cuja tradução significa “Caminho Suave” (Ju – suave / do – caminho), se baseia em três princípios filosóficos que subsidiam sua prática, são eles: PROSPERIDADE E BENEFÍCIOS MÚTUOS (ajuda ao próximo), MÁXIMA EFICIENCIA COM UM MENOR GASTO DE ENERGIA (direcionamento da energia para fazer só o que é útil à sociedade), e, por fim, CEDER PARA VENCER (princípio da não-resistência e flexibilidade em seus atos). Devido a todo esse contexto histórico-filosófico, esse esporte de combate facilmente difundiu-se pelo mundo, passando então a ser praticado em mais países, claro, que adaptando-se a cultura e realidade de cada um deles.
Quando trabalhado de forma lúdico-educativa, e adaptado corretamente à idade e individualidade histórica e biológica de cada criança, o JUDÔ, através de sua base filosófica, é capaz de favorecê-la bastante no desenvolvimento e aprendizagem de vários conteúdos, de forma que estará fortalecendo, por exemplo, a assimilação de normas e regras de convivência (interação, cooperação e disciplina); conceitos de respeito ao próximo e de organização; valores estes, que serão muito úteis, inclusive para a formação da personalidade da criança. Na prática desse esporte, serão desenvolvidas também as habilidades motoras básicas e específicas da criança, que lhe auxiliarão na formação de um amplo repertório motor, de grande utilidade no decorrer de sua vida.
Frente a todos esses benefícios, podemos afirmar que o JUDÔ é de suma importância no processo de formação educacional da criança. Vale ainda ressaltar, que o mesmo tem sido declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como um dos esportes mais aconselhados na fase que compreende desde a infância até os quatorzes anos de idade, pois, segundo a mesma, ele permite mediante o jogo e a diversão, conjugar fatores essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, como por exemplo, a coordenação de movimentos, a psicomotricidade, o equilíbrio, a expressão corporal e a situação espacial (percepção sinestésica). Além disso, devido a sua capacidade didático-pedagógica, o JUDÔ, que é um esporte olímpico dos mais difundidos através de projetos sociais, favorece também à sua prática por deficientes visuais, autistas e portadores de Síndrome de Down.
Na infância, as crianças deverão vivenciar uma grande diversidade de esportes, para que assim, no futuro, tenham condições de escolher as modalidades com que mais se identificam, passando assim a treiná-las de forma mais técnica e competitiva (rendimento).
Por fim, conclui-se que o JUDÔ, assim como outras práticas esportivas, contribui para um pleno desenvolvimento motor, sócio-afetivo e cognitivo da criança, de forma que a mesma ao absorver esses benefícios, possa interagir junto à sociedade de maneira moralmente correta e autônoma.
Escola de Judô EducacionalFONTE: http://www.centroeducacional.ufla.br/educacaofisica/judo_crianca.htm

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